Vinho Verde Tinto Vinhão D.O.C.

Vinho Verde Tinto elaborado a 100% com a casta de uvas Vinhão.

É um Vinho Verde que nos apresenta uma cor vermelho violáceo.
Com um aroma lovem a frutos vermelhos como amoras, framboesas e morangos.
No palato é um Vinho Verde tinto encorpado e persistente, com muitos frutos do bosque
maduros, complexo e longo na boca, muito fresco e jovem.

Recomendamos que este Vinho Verde tinto seja consumido a uma temperatura entre 12° e 14°C.

Este Vinho Verde acompanha muito bem com vários pratos da gastronomia tradicional Portuguesa, sobretudo a gastronomia Minhota. É um Vinho Verde tinto óptimo para ser servido com um bom Cozido à Portuguesa, uma sopa de Caldo Verde à Minhota, Papas de Sarrabulho, uns deliciosos Rojões à Minhota e muitos outros.

Este Vinho Verde Tinto Vinhão acompanha muito bem com pratos de outras regiões tais como uma Dobrada, Tripas à moda do Porto, um bom cozido de grão, carnes vermelhas assadas e vários pratos de caça.

Nos dias quentes de Verão este Vinho Verde tinto é fantástico com uma boa sardinhada.

Este Vinho Verde Tinto da casta de uvas Vinhão, está certificado pela The Vegan Society e pode ser consumido a acompanhar refeições vegetarianas - Vegan.

Vinho Verde Vinhão de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.)
Álcool: 12% Vol.
Ácidos Totais: 8,8 g/dm3
pH Final: 3,53
Açucares Redutores: <1,5 g/dm3

Origem das Uvas 

Casta: 100% Vinhão
Colheita: 2017
Data Vindima: Início de Outubro de 2017
Tipo Vindima: Manual
Tipo de Solo: Franco-arenoso de origem granítica
Clima: Mediterrânico, com uma acentuada influência Atlântica

Vinificação

Fermentação: Em lagar de granito tradicional.
Estágio: Em cubas de inox, sobre borras finas.

Distinções

Distinção “Boa Compra 2014” na Revista de Vinhos
Distinção “Verde Honra” no Concurso de Vinhos da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes 2007
Distinção “Verde Prata” no Concurso de Vinhos da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes 2004
Medalha de Bronze no Concurso de Vinhos da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes 2003

A Vinha

Nas propriedades minhotas, com cerca de 24 ha de vinha, encontram-se as melhores castas da região, dando origem aos vinhos brancos (Loureiro, Alvarinho, Trajadura e Arinto), aos rosados (Espadeiro) e aos tintos (Vinhão), muito conceituados na região.

A vindima é feita de forma manual, com a separação das castas, para permitir a vinificação em separado, para posteriormente serem efetuados os lotes de acordo com as características dos vinhos obtidos.

Na nossa propriedade, Quinta do Xisto, Vila Nova de Famalicão, está instalada a adega onde é efetuada toda a vinificação dos espumantes e vinhos verdes, pelos processos mais recentes, utilizando única e exclusivamente uva proveniente dos seus próprios vinhedos.

As Uvas Vinhão

Casta de grande expansão é cultivada em toda a Região dos Vinhos Verdes pela sua qualidade e dado ser a única casta regional tintureira. Produz vinhos de cor intensa, vermelho granada, de aroma vinoso, onde se evidenciam os frutos silvestres (amora e framboesa), sendo o sabor igualmente vinoso, encorpado e ligeiramente adstringente.

Para mais informações sobre os nossos vinhos, por favor, contacte-nos ou visite o nosso web site.

A nossa empresa exporta Vinhos Verdes para todo o mundo.

Os Vinhos Verdes devem, por norma, ser consumidos jovens. Contudo, os vinhos que apresentam teor alcoólico mais elevado e que são mais complexos, nomeadamente este vinho tinto da casta Vinhão, tem um potencial de envelhecimento muito positivo.

As garrafas de vinho devem ser armazenadas num local escuro com temperatura constante, de preferência entre 12 e 14°C, por exemplo, numa adega. O local de armazenamento também não deve ser muito húmido (a humidade relativa deve ser inferior a 75 %) evitando bolores que danificam os rótulos e as rolhas. As garrafas devem conservar-se deitadas de forma a manter a rolha sempre em contacto com o vinho.

Quando o conteúdo da garrafa não é todo consumido, esta pode ser guardada, em geral, durante um ou dois dias no frigorífico. A garrafa deve ser fechada, de preferência, com um sistema de vácuo para preservar as características do vinho.

Brindemos com Vinho Verde.

Comentários

Mensagens populares