Cinco etapas para provar Vinhos

Hoje vamos mostrar-lhe, com em apenas cinco passos, possa aprender a provar vinhos de forma simples e prática, e como alguns dizem; seja a alma da festa e mostre que você sabe como saborear o vinho.

1º Provar

Convido-o, em primeiro lugar, a experimentar vários vinhos de diferentes qualidades e preços. Deve de provar vinhos de várias regiões, não só de regiões com história mas também de novas regiões vinícolas. Um bom provador de vinhos deve de treinar o paladar para se diferenciar, se você já provou uma quantidade razoável de vinhos, sabe muito bem o sabor característico de determinadas regiões, com a ajuda de um caderno ou um bloco de notas, tome nota da cor, aroma e sabores de cada um dos vinhos que prova, analise as diferentes características de cada um dos vinhos que analisa.
Por exemplo: "eu gosto do vinho porque tem um aroma agradável e um sabor frutado".
Não é necessário aprofundar outras questões, é simplesmente uma prova de erro e sucesso.

2º Comprar

A ideia é comparar vinhos semelhantes, por exemplo, da mesma região, mas rótulos diferentes, para que possamos entender os sabores e aromas dessa região.
Por exemplo: Se provarmos um vinho Touriga Nacional, Português, de produtores diferentes, mas da mesma região, veremos que diferentes percepções aparecerão no nariz e na boca.

3º Definir

Você precisa definir o método e o estilo que você usará para saborear o vinho. Aprenda a conhecer seus cinco sentidos e a torná-los mais interessantes, por favor, tome o cuidado de provar o vinho com cada um de seus sentidos separadamente, isso ajudará a lembrar cada um dos aromas, sabores e texturas que o vinho apresenta.

4º Prova às cegas

Uma maneira muito divertida de provar vinhos é não sabendo o que você está bebendo. O segredo é provar com duas garrafas e duas pessoas. Cada pessoa terá uma garrafa que não mostrará à outra e com papel alumínio ou uma bolsa preta irá cobrir o rótulo, então não se sabe qual é o vinho que a outra pessoa escolheu. A noção é que você não se deixe influenciar pelo rótulo. Muitas pessoas vão mais pelo marketing que pelo próprio vinho e mentalmente estão bloqueados.
É muito interessante  a prova cega e descobrir aromas, detalhes, texturas, sabores e cores; Recomenda-se a utilização de um copo de prova preto.

5º Terminologia

A coisa boa sobre este mundo do vinho é que se aprende uma terminologia própria e ajuda a entender os vinhos.
É necessário dedicar algum tempo para descrever a sensação recebida e dar-lhe o termo preciso e a palavra certa. Não podemos dizer que este vinho é "charmoso" ou "brincalhão", não são termos adequados de uma degustação de vinhos. Peça ajuda.
É útil e por vezes necessário saber que você pode pedir ajuda de um profissional, nós que trabalhamos seriamente e estamos comprometidos com a causa do vinho estamos sempre à sua disposição para resolver dúvidas; embora haja muito sommelier na categoria de "diva" e "de nariz empinado", também existem enófilos, sommeliers e conhecedores que fazem do trabalho uma arte e sempre têm uma palavra gentil e franca para resolver todas as suas dúvidas.
Não há falta de pessoas a quem se dirigir em qualquer lugar e situação para consultar sobre dúvidas que tenha sobre um vinho.

Desejo-lhe muita sorte e boas provas.

Como tudo na vida é necessário tempo e paciência para alcançar resultados. E não se esqueça que o vinho é para ser bebido com moderação.

Visite-nos online e veja todos os vinhos disponiveis para exportação.
Exportamos para todo o mundo em paletes ou contentor completo.
Para mais informações, por favor, contacte-nos.
http://bebidasecomidas.eu

Comentários

Mensagens populares