Vinho Bag-in-Box

O Bag-in-box (ou BIB), numa tradução literal para português saco-numa-caixa, é uma alternativa económica, que veio substituir o tradicional garrafão de 5 litros. É totalmente reciclável e tem um menor impacto ambiental.

A logística é também mais favorável, por ser muito mais fácil de transportar, no fundo é uma caixa rectangular que pode ser facilmente empilhada, o garrafão pelo contrário é mais difícil de transportar e armazenar.

Um bag-in-box é constituído por um saco de polietileno, que é um dos plásticos mais seguros para a conservação de alimentos e que não afecta o sabor nem a qualidade do vinho.
Há vários formatos disponíveis no mercado, sendo que os formatos mais comuns são os de 3 e 5 litros.

O bag-in-box é mais prático

Além de ser mais barato, o bag-in-box permite que o vinho dure mais tempo depois de aberto. Sendo o vinho fechado a vácuo, não entra em contacto directo com o oxigénio, o que permite ir consumindo o vinho durante muito mais tempo, sem nos preocuparmos com o desperdício.

O vinho no bag-in-box é conservado por um período de até 6 semanas depois de aberto. Sendo o vinho servido através de uma torneira integrada na caixa, sempre que um copo é servido acontece uma micro-oxigenação (entrada de ar em pequenas quantidades). Por isso o bag-in-box tem data de validade.

A bolsa que contem o vinho permanece invisível dentro da caixa de cartão. Incluída no conjunto está uma torneira de serviço que inclui uma válvula que impede a entrada de ar no saco interior.
Esta torneira, permite não só dosear com precisão o volume de vinho a ser servido, como serve de barreira à oxidação do vinho no interior da bolsa.

Na restauração, é um formato popular, muito prático e racional, para servir aos clientes vinho a copo. Quer seja em restaurantes, bares ou pub’s este formato é popular.

Em casa este formato também é muito útil. As vantagens para o consumidor são mais que evidentes.
Como o vinho é embalado em vácuo e permanece sem qualquer contacto com o ar, o saco vai-se contraindo gradualmente à medida que o vinho vai sendo consumido, minguando de forma progressiva, sempre sem contacto com o oxigénio, inimigo do vinho e principal fonte de alteração das suas qualidades. O vinho mantém-se assim fresco e sem sintomas de oxidação precoce, mantendo as mesmas qualidades que tinha no momento do engarrafamento.

Para quem bebe vinho de forma ocasional e tem dificuldade em consumir uma garrafa durante o seu tempo útil de conservação, entre três a quatro dias, as vantagens são incontestáveis.

E claro, as vantagens de custo e facilidade tanto no transporte como na arrumação são igualmente fáceis de identificar, permitindo uma economia de custos muito significativa. Mas é na restauração que o formato é ainda mais atraente ao transformar-se numa ferramenta prática e económica que permite o serviço de vinho a copo sem investimentos incomportáveis. O bag-in-box permite tanto a conservação como uma facilidade de serviço modelares, ultrapassando desta forma expedita algumas das maiores dificuldades do serviço de vinho a copo.

Estranho, e apesar da maturidade da tecnologia e das vantagens evidentes do modelo, o bag-in-box nunca foi popular em Portugal.

O bag-in-box é um formato popular e é habitual nos países do norte da Europa e Austrália. O vinho em bag-in-box chega a representar mais de metade do volume de vinho vendido, em Portugal e nos países do sul da Europa a aceitação tem sido menos evidente.
É sobretudo nos importantes mercados dos países nórdicos que o bag-in-box é rei.

Como acontece com todas as inovações, também esta necessita de tempo de adaptação, sobretudo no nosso mercado mais clássico e conservador, menos atreito à mudança de conceitos. Afinal a garrafa de vidro também representou uma revolução na comercialização de vinhos que espantou e perturbou os hábitos da época.

O vinho bag-in-box é de má qualidade?

Existe de facto essa ideia, mas não é verdade. Hoje em dia existem vinhos em bag-in-box com uma excelente relação preço/qualidade. Obviamente, como em todos os tipos de vinhos e embalagens, existem bons e maus exemplos. Os nossos vinhos bag-in-box são sempre de qualidade superior.

São vários os vinhos que podem ser fornecidos em garrafa “tradicional” ou o mesmo vinho neste novo formato bag-in-box.

Visite o nosso website e veja todos os vinhos bag-in-box que temos disponíveis. Temos fantásticos vinhos criados a partir de varias castas de uvas; Syrah, Castelão, Cabernet Sauvignon, Merlot, Touriga Nacional, Aragonez, Alicante Bouschet, Arinto, Antão Vaz, etc.

Para além destes vinhos, podemos sempre criar, em conjunto com o cliente, a sua própria embalagem bag-in-box com 3, 5 ou 10 litros. Quantidade mínima é necessária para criar, embalar o seu novo vinho, que pode comercializar, quer a nivel nacional, quer a nível internacional.

Para mais informações, por favor, contacte-nos e vamos conversar.

Não diga não ao bag-in-box. O bag-in-box é cada vez mais sinonimo de vinhos de qualidade.


Comentários

Mensagens populares